Sabemos que para atingir quem nós queremos e facilitar nosso processo de vendas devemos falar a língua do nosso cliente. Vou apresentar aqui uma ferramenta que uso em todos os meus projetos e que vou disponibilizar gratuitamente no fim desse post. O famoso Keyword Mapping (Word Mapping se você preferir), ou simplesmente Mapeamento de Palavras Chave.

Essa ferramenta é muito usada para planejar a criação de conteúdo e como técnica de SEO (Search Engine Optimization). Vamos comentar brevemente como no fim do post, mas meu foco principal aqui é te ensinar a usar essa ferramenta para deixar sua oferta muito mais persuasiva, aumentando consideravelmente as chances de receber um SIM.

Esse post é o segundo conteúdo em que tratamos sobre Planejamento de Novos Negócios. Então esse conteúdo complementa o anterior e prepara o campo para o próximo!

O que é um Keyword Map?

Depois de definirmos quem é nosso público alvo, devemos nos comunicar com eles, mas não de qualquer jeito, e sim em tom de conversa, para facilitar a venda dos nossos produtos ou serviços. Essa é definitivamente a parte mais importante do processo de vendas.

Guarde isso: Apresentar a mensagem certa para as pessoas certas.

Se formos traduzir o termo Keyword Map para o português, já fica fácil de entender o que ele é: Um Mapa de Palavras-Chave.

O mapeamento de palavras-chave é o processo de atribuir e mapear palavras-chave de diversas fontes de conteúdo (sites, mídias sociais, fóruns e etc..).

O Keyword Map é um documento (Baixe ele no fim desse post) que contém as palavras mais importantes para seu público, em todos os aspectos.

São palavras que podemos definir em 3 passos simples, que vou explicar passo a passo.

  1. Mapear as palavras e frases curtas mais usadas pelo seu avatar;
  2. Descobrir quais são as palavras mágicas;
  3. Descobrir as dúvidas mais frequentes do seu público.

Depois de mapear esses dados, se tornará fácil criar conteúdos impactantes que gerem credibilidade e conexão com seu negócio. Agora vamos entender como funciona cada uma dessas 3 etapas.

Como fazer o Keyword Mapping passo a passo

Vamos por a mão na massa! Baixe o modelo de Keyword Mapping aqui ou no fim desse artigo para já ir trabalhando na prática.

Identificar as fontes de pesquisa

Primeiro vamos definir quais serão as fontes de pesquisa. É bem simples encontrar esses dados quando você já tem a sua planilha de avatar preenchida, caso não tenha, sem problemas, mas com os dados da sua persona fica bem mais rápido de terminar o trabalho.

A melhor forma de saber o que nosso público fala, é encontrar onde ele está e o que ele está falando.

Se você já tem uma página no Facebook com muitos fãns, ou um canal no Youtube com vários inscritos, essa será sua principal fonte de pesquisa. Mas existem muitas outras. Vamos ver as opções que trazem os melhores resultados:

  • Comentários e Posts em páginas no Facebook sobre seu nicho;
    • Facebook Audience Insights pode te ajudar com isso.
  • Canais e vídeos no Youtube sobre o seu nicho;
  • Fóruns de discussão sobre o nicho;
  • Comentários em publicações do Instagram e twitter que estejam relacionados ao seu nicho;
  • Sites direcionados ao seu nicho;
  • Google Keyword Planner;
  • Conversas e pesquisas com seu público-alvo. 

Vou falar sobre o Keyword Planner e o Audience Insights do Facebook em outro momento. Vamos focar aqui no que é mais importante.

Se você já tem a planilha de avatar preenchida, provavelmente já estará lá toda a sua fonte de pesquisa, caso ainda não tenha, o que você deve fazer é procurar nas fontes que citei acima. Procure por seus maiores concorrentes e olhe como o seu público se relaciona com os conteúdos deles. Siga essas dicas:

  • Identifique os conteúdos em que o público mais interage;
  • Identifique as dores, desejos e dúvidas do avatar nos comentários;
  • Identifique quais são as palavras e frases mais comuns;
  • Identifique os comentários com mais interações e o que eles querem dizer(curtidas, respostas e compartilhamentos);
  • Como seu público se porta com os diferentes tipos de conteúdos e comentários.

Tenha uma visão geral de tudo isso, que agora vou explicar como preencher o documento.

Etapa 1 – Mapear as palavras e frases curtas mais usadas pelo seu avatar

Nessa etapa, o mais importante é a quantidade de palavras e frases curtas, e não a qualidade. É um brainstorming de palavras e frases.

Pegue nas fontes de pesquisa o que é mais importante para seu avatar, como ele fala (gírias, termos, o que eles pedem, como eles conversam entre sí e etc), e vá colocando no documento o que encontrar. O importante aqui é ter o máximo de informações possíveis para que facilite a próxima etapa.

É importante anotar quais são as palavras e frases que eles costumam usar quando estão falando sobre as suas dores, e faça a mesma coisa para quando eles estão falando sobre seus desejos.

DICA: Existem palavras e frases que você não pode usar na sua copy ou na sua oferta. São frases que causam um desconforto ou insegurança tão grande que podem acabar te fazendo perder um Lead. Então mapeie isso para não cair nesse erro.

Etapa 2 – Mapear quais são as palavras mágicas

Nessa etapa nós vamos identificar nas palavras que já temos, as que tem impacto maior, as que se usadas da forma apropriada podem causar ótimos resultados.

Temos palavras Mágicas causam um fervor positivo no seu avatar, ou desperta um desejo. Por exemplo:

  • Ganhar dinheiro sem sair de casa
  • Curtir mais a família
  • Ter mais tempo para ser feliz
  • Amor
  • Paz
  • Sucesso

Já as palavras mágicas negativas podemos usar para falar sobre uma dor dele. Por exemplo:

  • Vendo a empresa ir a falência
  • Perder momentos importantes
  • Decepção
  • Perda

Etapa 3 – Mapear as dúvidas mais frequentes do seu público

Agora vem a parte mais relacionada a SEO e conteúdo. Que vai te ajudar muito na hora de conversar com sua audiência.

Mapeie de forma dedicada quais são as dúvidas mais comuns e mais verdadeiras da sua audiência. Ao saber disso, ficará fácil de você criar aulas, tutoriais, infográficos e guiar seu Lead até a compra.

Dica de Ouro

Depois de mapear as maiores dores do seu avatar, selecione as 8 maiores dores e crie 3 conteúdos para cada dor da sua persona. Você terá uma gama grande de conteúdos altamente relevantes!

Quais São As Ferramentas de Pesquisa De Palavra-Chave

Vamos usar essas palavras para melhorar o SEO do site e ter insights sobre o conteúdo que vamos produzir a partir de agora.

Temos aqui algumas ferramentas que você deve conhecer para melhorar sua pesquisa:

O Google AdWords Keyword Planner é um ótimo ponto de partida  para a pesquisa de palavras-chave quando estamos falando em SEO. Ela não só sugere palavras-chave e fornece o volume de pesquisa estimado, mas também prevê o custo de campanhas pagas para estes termos.

Faça já o download do arquivo PDF gratuitamente clicando no botão laranja abaixo, imprima e comece o mapeamento da forma correta.

BAIXAR MODELO DE KEYWORD MAPPING GRÁTIS

Ou se preferir, clique aqui para baixar o documento gratuitamente.

Comentários

comentários