SEO – SEARCH ENGINE OPTIMIZATION

O SEO –  (Otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de estudos, técnicas e métodos de trabalho para que um website ou produto seja melhor posicionado nos mecanismos de busca, como o GoogleYahoo Search e Bing.

O que é SEO

Os mecanismos de busca (também chamados de buscadoressites de pesquisa, ou motores de busca), são atualmente a principal fonte de busca de informação na internet, e um bom trabalho de SEO pode ser a diferença entre bons e maus resultados de uma empresa, uma vez que a maioria dos clientes procuram por produtos e serviços pela internet.

Quando o usuário faz uma pesquisa na internet, colocando as palavras-chave (keywords), o mecanismo de busca faz uma complexa análise do que o usuário busca para apresentar a ele os melhores resultados. O SEO é a forma mais eficiente de uma página ser apresentada a esse usuário.

Existem basicamente dois tipos de resultados apresentados pelos mecanismos de busca, os resultados orgânicos e os resultados patrocinados.

Os resultados patrocinados (em vermelho), são aquelas páginas em que a empresa paga ao site de pesquisa para ser bem posicionado, já os resultados orgânicos (em verde), são provenientes de um bom trabalho em SEO, pois são posicionados pela qualidade do site e do conteúdo, não por serem pagos.

Resultado Orgânico vs Patrocinado

 COMO FAZER SEO?

O SEO é dividido em duas partes: o On-Page, resultado de métodos de programação e desenvolvimento do trabalho dentro do Website, e o Off-Page, resultado de trabalhos externos, como social media, por exemplo.

Quando falamos de aspectos On-Page, trabalhamos com o conteúdo do Website, títulos, textos, imagens, URL’s, desempenho e acessibilidade para deficientes visuais.

Já o trabalho Off-Page, podemos usar como parâmetros a social media, os links que apontam para o site e a credibilidade do conteúdo pelos usuários que o acessam.

 POR QUE USAR SEO?

  •  Maior visibilidade na Web;
  •  Melhor experiência para o usuário;
  •  Maior retorno de investimento;
  •  Credibilidade para a marca.

 

O SEO veio com o intuito de trazer novos visitantes para seu site, possibilitando o aumento de resultados, como o aumento de acessos, aumento nas vendas e no número de visitantes, garantindo mais credibilidade para sua marca.

O SEO é atualmente, uma das melhores fontes de Marketing, com o maior custo-benefício. Não existe um bom plano de marketing para uma marca sem um bom plano de SEO.

Esse tipo de metodologia visa resultados de médio e longo prazo, sendo o site cada vez melhor posicionado, enquanto ganha mais credibilidade com os mecanismos de busca e os usuários que o acessam.

 ANÁLISE DOS RESULTADOS E DO VISITANTE

Para garantir uma boa análise dos resultados e obter informações importantes sobre o Website e seus visitantes, mantemos uma análise digital avançada sobre o tráfego dentro e fora do website.

Ele pode ser utilizado para saber quais são os métodos mais eficazes de marketing digital, por qual meio e de onde os visitantes chegam ao Website, quais as palavras chaves que são utilizados para o acesso ao seu conteúdo e muitas outras ferramentas de análise.

 CONHEÇA ALGUNS DOS NÚMEROS

Quer ter certeza queo SEO é essencial para sua marca? Veja algumas estatísticas!

O primeiro lugar obtém cerca de 33% dos cliques, o segundo lugar recebe 18% dos cliques e depois disso a quantidade de cliques só tende a cair.

Cerca de 91,5% de todo tráfego no google se dá na primeira página, e apenas 4,8% se dá na segunda página. Depois disso, os acessos são quase nulos.

Estatisticas de SEO Páginas no Google SEO

 ALGUNS NÚMEROS INTERESSANTES…
  •  81% das compras no setor B2B têm início em sites de busca;
  •  A busca é 81% da origem do tráfego de conteúdo na web, batendo as mídias sociais em até 300%;
  •  As buscas locais respondem por 50% do tráfego gerado em aparelhos móveis para as lojas da região;
  •  66% das melhores companhias por setor da economia incluem a busca em suas plataformas online desde o início de sua arquitetura;
  •  Companhias que têm blogs apresentam 434% mais páginas indexadas em buscas do que aquelas que não têm;
  •  70% dos cliques nos resultados de pesquisas se dão apenas nos resultados orgânicos (resultados orgânicos são os resultados não patrocinados pelo Google);
  •  75% dos usuários nunca passam da primeira página dos resultados e 91,5% dos cliques são na primeira página;
  •  Inbound marketing custa 61% menos que outbound marketing, um exemplo de inbound são os resultados de pesquisas na internet e de outband seria as ligações de telemarketing, E-Mail marketing e malas diretas;
  •  SEO tem um retorno de 14,6% de tráfego no site, enquanto outband marketing como malas diretas ou flyers geram apenas 1,7%;
  •  93% da experiência on-line começa com pesquisas.

Fontes: Freely.netChitika,ItonPaper.com, Search Engine LandContently.

Comentários

comentários